quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia dos Namorados



Constantin-Brancusi-O-Beijo-1909
 
Recebi de uma amiga uma mensagem mais ou menos assim: "Que importa se eu passar o Dia dos Namorados sem namorado? Afinal, eu não passo o dia do Índio com um um índio, nem o Dia da Árvore com uma árvore  nem o Dia de Finados com um defunto..." Pode ser, pode ser, faz sentido. Mas que passar o Dia dos Namorados ao lado de um bom namorado é bom demais, isso é.


Comecei cedo a comemorar o Dia dos Namorados. Ainda não tinha quinze anos e junto com as colegas de escola, fazia mil planos para o grande dia. Cada uma de nós sonhava com o bicho de pelúcia que ganharia. Sim, pois para nós, naquela época,  não podia existir presente melhor.  O primeiro bichinho que ganhei era um cachorrinho preto e branco que balançava a cabeça. Não chegou a ser uma surpresa, pois já no primeiro namorado, descobri que se para nós, mulheres,  comprar um presente para o amado é um programa e tanto, para eles pode ser uma verdadeira tortura. Assim, para minha surpresa, meu namorado pediu que eu saísse, escolhesse o presente e avisasse a ele onde comprar. Na mesinha de cabeceira durante todo o tempo que durou a nossa história, e doado depois que o namoro acabou, o cachorrinho foi testemunha de um namoro intenso entre dois librianos. Outros bichinhos vieram, até que um dia comecei a achar que eles ocupavam espaço e juntavam poeira. Talvez tenha sido nesse momento que aprendi a levantar, sacudir a poeira -  não a dos bichos - e dar a volta por cima. Mas vamos em frente.

Tive muitos namorados, e sempre gostei de comemorar as datas importantes. Mesmo quando ouvia o insuportável discurso de "sou contra o consumismo, isso não leva a nada, é invenção do comércio e outras desculpas mais, não me abalava. Sou uma lady. Assim, ouvia e ao final colocava meu ponto de vista: Não abria mão e ponto. A comemoração acontecia. Num restaurante chique, numa pizzaria , num barzinho ou  em casa curtindo uma comidinha feita com amor, ao som de uma boa música e à  luz de velas, o importante sempre, era comemorar, curtir a sensação de amar e ser amada. Antes que as filas tornassem os restaurantes inviáveis nesse dia, adorava escolher locais especiais para conhecer e jantar de mãos dadas , roupa nova, perfume e maquiagens caprichados, claro. Acho que toda mulher faz isso. Por que? Porque isso nos deixa felizes, ora. Precisa razão maior?

 Já passei Dias dos Namorados inesquecíveis, passei outros assim assim, e vivi um que foi um verdadeiro filme de terror. O que determina a qualidade do dia, para mim, é a qualidade da relação. Não adianta fazer festa com o coração apertado, a dúvida machucando, a insegurança gelando a alma.

Este ano passarei a data sem namorado. Decidi então reunir algumas amigas na mesma situação para juntas comemorarmos a amizade. Abrirei mais uma vez os salões da minha quitinete para um almoço. Cozinharemos, assistiremos a um filme, riremos muito e a vida com certeza seguirá seu curso. Ainda pretendo passar outros Dias dos Namorados bem acompanhada. Não, não sonho mais com um príncipe encantado e dispenso os bichinhos de pelúcia.  O que quero é acordar no dia 13 com o coração ainda em festa e a certeza de que estou vivendo uma boa história.

11 comentários:

  1. ahahahahahah. Faz sentido. Com ou sem....feliz dia dos namorados.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que vale a pena.
    Ainda mais que está chegando o dia de S. João e de Sto Antonio.

    ResponderExcluir
  3. Sim, coração em festa e viver boas histórias... isso dá sentido à vida !!! Gracias!

    ResponderExcluir
  4. Diz o ditado que recordar é viver 2 vezes. Melhor ainda se a gente tem boas recordações! Mas viver o novo, de novo, é ainda melhor. De preferência, por inteiro.

    Feliz dia dos namorados pra você. Sei que o meu será ótimo, voando para uma nova aventura!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Vania,


    Li,e como sempre adorei!
    E uma delicia saborear os seus textos.
    Abraços, e feliz dia dos namorados. Eu passei alguns sem namorada e comprava presentes para mim.


    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Vampinha, como sempre, sua sensibilidade e qualidade na escrita me encantam...Passarei o próximo dia dos namorados com o dito cujo no Rio de Janeiro,(com a mãe e as filhas) e eu cá em Salvador... mas não há de ser nada, pois já combinamos comemorar depois, no dia 13, quando retornará...concordo com você: o importante é comemorar!(mas com o coração leve, né?) Amei o texto! Amo você! FELIZES DIAS, TODOS...abreijos, Xaxinha

    ResponderExcluir
  7. Você é o máximo!!! Só assim eu me lembrava dos tais bichinhos de pelúcia que eu também ganhei!! rsrsr...

    ResponderExcluir
  8. Olha só, eu não sabia dessa sua tenacidade em comemorar o dia dos pombinhos... veja só, sempre conhecemos um pouco mais as velhas amigas...rsss
    A princípio não refleti a respeito, mas nunca comemorei... nunca. Não tinha vontade nem via importância. Mais velha, transformei a falta de atenção com o dia em atitude consciente. Mas nunca, nenhum dos meus namorados reclamou disso... daí, hoje aos 50 anos, concluo que o dia dos namorados é data feminina... eles não tão nem aí... embarcam na onda pra agradar às amadas...

    ResponderExcluir
  9. Vânia,

    Acho que o "dia dos namorados" tem o tamanho da magia que habita o coração de cada um...
    E o seu, amiga, é incomensurável!!

    bj e feliz dia para vc,

    Josie

    ResponderExcluir
  10. Vânia querida


    Você é demais. Quanta criatividade. Adorei a ideia dessa festa, que alto astral.

    Desejo muita alegria e curtição com as suas amigas queridas.

    Abraços apertados para todas.

    ResponderExcluir

Almoços de Domingo

  Feijão, arroz, galinha assada. Feijão, arroz, carne de porco assada. Aos domingos era ou um, ou outro. Sempre. Mesmo sendo uma família...